Notícias sobre supostas notificações de morte por Corona Vírus é Fake News

100% DOS ÓBITOS CONTABILIZADOS POR CORONAVÍRUS PASSAM POR TESTES.

O decreto do Governo do Estado publicado permite que qualquer médico no Estado de SP ateste ÓBITOS no local, e não a causa da morte por COVID-19 sem o teste.


Este procedimento segue protocolo internacional adotado durante epidemias e recomendações da Organização Mundial da Saúde e do próprio Ministério da Saúde.

Um corpo pode transmitir coronavírus por até 72 horas após o falecimento. O protocolo visa diminuir o trânsito de cadáveres infectados, evitando que o corpo tenha que ser levado ao Serviço de Verificação de Óbitos para ser atestada a morte. Com o decreto, o médico pode emitir o atestado no local e colher o teste se houver suspeita para COVID-19.

O caso somente será contabilizado como COVID-19 após o teste dar positivo. Aliás, quem contabiliza e divulga o balanço oficial das mortes por COVID-19 é o Ministério da Saúde, não o Governo de SP.

Parem de minimizar a pandemia. O mundo inteiro está sofrendo as consequências desse vírus e os países que não o levaram a sério hoje pagam com vidas.


ENTENDA O DECRETO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO:


Artigo 1:

"A Secretaria da Saúde e a Secretaria da Segurança Pública deverão (...) adotar as providências necessárias para que as atividades de manejo de corpos e necropsias, no contexto da pandemia da covid-19, não constituam ameaça à incolumidade física de médicos, enfermeiros e demais servidores das equipes de saúde, nem aumentem riscos de contágio à sociedade paulista, sendo-lhes lícito adotar, para a preservação dessas vidas, procedimentos recomendados pela comunidade científica, por meio do Centro de Contingência do Coronavírus e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública Estadual - COE-SP, ambos da Secretaria da Saúde".




© 2018 Deputado Federal Vitor Lippi.