Desafio Sesi de robótica: inovação durante a pandemia

Veja quem são os campeões do Desafio Covid-19 de Robótica. As sete equipes vencedoras ganharam um troféu e medalhas da categoria conquistada. As três primeiras colocadas estão convidadas a expor os projetos no próximo Festival SESI de Robótica


Nos últimos três meses, estudantes de todo Brasil – de escolas privadas e públicas – participaram do Torneio SESI de Robótica - Desafio Covid-19, criado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), para incentivar jovens a pensarem em soluções para a pandemia. Cerca de 1.900 jovens, distribuídos em mais de 400 equipes, se inscreveram na competição em junho, quando foi lançado o desafio. Eles apresentaram projetos sobre desinfecção de ambientes, higienização de compras, kits de equipamentos de proteção individual (EPI) com sensores e muito mais.

Confira quais foram as sete melhores soluções apresentadas:


1º Lugar Geral

SESI Big Bang (SESI Birigui / SP) – Freetoilet: filtro sanitizante para vasos sanitários.


2º Lugar Geral

Titans (SESI Planalto / GO) – Limogel: álcool em gel à base de casca de laranja que evita incêndios e não resseca as mãos.


3º Lugar Geral

Robocoe (COESI, Aracajú / SE) – SafeTrip: sistema que utiliza a luz UV para a desinfecção de transportes privados.

Melhor Projeto de Pesquisa

Robolife (SESI Candeias / BA) – Cabine geradora de ozônio para desinfectar livros em bibliotecas.

Melhor Projeto em Criatividade e Inovação

SESI Biotech (SESI Barra Bonita / SP) – Bioclean: sistema sanitizante para estabelecimentos comerciais.

Melhor Proposta de Empreendedorismo

Francodroid (Colégio Franco Brasileiro / RJ) – EPPE: Empurra a Porta com o Pé.

Melhor Proposta de Impacto Social

Aghaton (Equipe de garagem do SESI Canaã / GO) – Égide: Adesivo para luvas capaz de estender a duração das propriedades do álcool em gel.

---------------


Todas as sete equipes vencedoras ganharam medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada.


Além disso, as três primeiras colocadas estão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em maio de 2021, no pavilhão Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.


Acompanhe tudo sobre a nova temporada de robótica

As novidades estão no canal do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge, na Agência CNI de Notícias e nos perfis do torneio no Instagram e Facebook. 



Fonte: Reprodução Portal da Indústria.

© 2018 Deputado Federal Vitor Lippi.