VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA!

Sorocabano, médico dermatologista, casado com a Dra. Denise Lippi, pai de dois filhos, Vinícius e Murilo. Iniciou a carreira política em 1987, eleito vereador no município de Mairinque e no segundo mandato, vereador na emancipação do município de Alumínio, cidade onde cresceu e morou durante toda a infância e adolescência. Foi também presidente da Câmara nesta cidade.

Em 1996, foi convidado para assumir a secretaria da Saúde de Sorocaba, ficando a frente da pasta por oito anos, até 2003. Foi vice-presidente do COSEMS – Conselho Estadual da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2004, foi eleito prefeito de Sorocaba pelo PSDB e reeleito em 2008, no primeiro turno com o segundo maior percentual de votos do país em cidades com mais de 200 mil eleitores (81% dos votos válidos). Enquanto prefeito recebeu vários prêmios por empreendedorismo e inovação na gestão pública municipal. Sorocaba foi escolhida com sede das “Cidades Educadoras” do Brasil.

Reconhecido pela UNICEF, por duas gestões, como prefeito “Amigo da Criança”, Lippi também conquistou junto ao SEBRAE a honraria de “Prefeito Empreendedor” do Estado de São Paulo no Biênio 2011/2012. Autor de inovações importantes quando prefeito, Vitor Lippi se vocacionou pelo pioneirismo em demandas emergentes na sociedade: criou a primeira secretaria municipal da juventude do estado de São Paulo, sendo a segunda criada no Brasil, em 2007.

 

Transformou Sorocaba em uma das primeiras cidades com secretaria do meio ambiente no estado de São Paulo, conquistando para o município o 1º lugar no selo “Município Verde e Azul”, estando entre as mais bem posicionadas do estado. Em 2012, pela qualidade do ensino municipal conquistou para a cidade o 1º lugar do IDEB (Índice da Educação Básica) em todo o Brasil entre as cidades com população acima de 500 mil habitantes. Criou o Parque Tecnológico de Sorocaba, um espaço de inovação, do qual foi presidente no ano de 2013. No ano seguinte foi eleito deputado federal com 176 mil votos.

IMG_1267.jpg
VITORLIPPIBRASILIA1.jpg

Em Brasília está empenhado em defender duas bandeiras prioritárias para a nossa região: a saúde e a retomada do emprego. Na saúde, está em curso com a implantação da “Rede Hospitalar Metropolitana”, investindo em 14 hospitais da região uma iniciativa pioneira e que pretende reduzir a fila de espera por cirurgias médicas em nossa região. Além disso, conquistou após seis anos de trabalho, um novo hospital regional para Sorocaba e as demais cidades vizinhas. Um processo longo e que contou com o apoio do Governador Geraldo Alckmin e da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

 

Na área do emprego, Vitor Lippi foi uma dos relatores da nova modernização trabalhista do país, que entrou em vigor no final de 2017, e agora está empenhado na aprovação da Reforma Tributária, desburocratizando e simplificando o pagamento de impostos do país.

Ainda para melhorar o cenário econômico nacional, Vitor Lippi trabalha pela implantação dos Centros de Desenvolvimento Regional, um projeto piloto e que também está sendo iniciado na Região, envolvendo os municípios de Itapeva, Capão Bonito e outras 16 cidades do entorno e que tem por objetivo apoiar as universidades para a promoção do desenvolvimento sustentável.

A expectativa é que esse modelo de trabalho das universidades com os produtores e com as empresas possam melhorar, modernizar e possibilitar o crescimento dos sistemas de produção do interior do país para amplo crescimento sustentável.

Como gestor público, Vitor Lippi conseguiu viabilizar através de financiamento internacional, algo pioneiro no Brasil, o maior complexo viário do interior do país com 27km de duplicação e novas avenidas.

Vocacionado em melhorar a qualidade de vida das pessoas, Lippi implantou em Sorocaba mais de 100 km de ciclovias e criou o primeiro plano diretor cicloviário do Brasil, integrando grande parte da cidade.

 

Na saúde, Sorocaba passou a contar com o primeiro “Home Care” público do país, em 1995, com o programa “Médico da Família”, dando assistência médica e de enfermagem na casa de pessoas acamadas, beneficiando mais de 700 doentes. Foi o primeiro no Brasil na criação do Ônibus da Mulher e Ônibus do Homem. Estruturou em 1997 a maior policlínica municipal de especialidades do interior.

Criou o conceito das unidades Pré-Hospitalares, reconhecido à época do Ministério da Saúde como um dos municípios com melhor rede municipal de saúde do país. Para os mais excluídos da sociedade, Lippi criou a maior cooperativa de egressos do sistema prisional do Brasil. Capacitando homens e mulheres a terem um emprego e uma nova oportunidade.

Foi presidente do Comitê de Bacias, e se tornou referência como prefeito na área de meio ambiente.

Criou um dos maiores programas de plantio de árvores do mundo: o Megaplantio, com 500 mil mudas plantadas na região de área urbana.

Sorocaba se tornou a segunda cidade do Brasil a facilitar a abertura de empresas: reduzindo de 120 dias para três dias a burocracia para abrir um novo CNPJ na cidade.

Recebeu vários prêmios do programa Paulista de Gestão de Qualidade, foi um dos pioneiros do Brasil em importantes programas municipais de Qualidade na gestão pública, conforme metodologia do Programa Nacional de Qualidade. Recebeu reconhecimento na Inglaterra pelo programa municipal de Saúde Emocional nas escolas. Um dos pioneiros na implantação de educação em tempo integral.

Criou um dos maiores programas de inclusão digital do país por meio de 30 prédios do Sabe Tudo! Criou um dos maiores programas de atendimento descentralizado à população, a Casa do Cidadão, em seis pontos da cidade, baseados nas unidades do PoupaTempo, com mais de setenta serviços e mais de 1 milhão de atendimentos por ano.

Tudo isso sem perder a sensibilidade de um médico, preocupado com o próximo e em liderar a sua equipe pelo exemplo. Esse é Vitor Lippi!

© 2018 Deputado Federal Vitor Lippi.