4º Seminário CDR apresenta projetos e inicia parcerias pelo Sudoeste Paulista

vitorlippi_cdr.jpg

As potencialidades do Sudoeste Paulista bem como os dez projetos que estão em andamento pelo Centro de Desenvolvimento Regional (CDR) em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Social (ADS) na região foram os temas debatidos durante o 4º Seminário CDR, realizado virtualmente nos dias 08 e 09 de dezembro.

No primeiro dia, foram apresentadas as ações realizadas em prol do Sudoeste Paulista pelo CDR. Desde 2017, estão em andamento 10 projetos realizados em parceria com universidades e institutos de educação e pesquisa. Foram desenvolvidas mais de 150 ações com aproximadamente 350 pessoas envolvidas. O CDR Sudoeste Paulista também esteve presente em um seminário internacional e em outros três fóruns. A moderadora do evento foi Marimar Guidorzi.

Participaram o representante do Conselho CDR, Alberto Camassi (UFSCAR), o presidente da ADS, Rodney Abud, o gerente regional do Sebrae Sudoeste Paulista, Luis Guilherme Sanches; o presidente do CGEE, Marcio Miranda Santos; o presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi; a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz e o deputado Vitor Lippi. O professor da Unicamp Maurício Serra abrilhantou o evento com palestra sobre conceitos de desenvolvimento regional.

 

A interação das universidades que participam do projeto com as comunidades atendidas foi um ponto positivo bastante destacado nas colocações dos participantes. A valorização dos aspectos culturais do Sudoeste Paulista, sua gastronomia típica, artesanato, agricultura e sua história são riquezas que estão sendo transformadas em ações para o seu próprio desenvolvimento.

No primeiro dia, 128 pessoas acessaram a plataforma do Fórum. No segundo dia, quando foi realizado o 1º Encontro de Parcerias, foram registrados 45 participantes entre coordenadores de projetos, institutos de ensino superior, instituições,  grandes, médias e pequenas empresas, além de multinacionais. Participaram também instituições do terceiro setor com expertise em captação de recursos.

A abertura oficial foi feita pelo professor Alberto Carmassi, da UFSCAR, campus Lagoa do Sino, na sequência uma painel com especialistas debateu a temática Captação de Recursos:“Da teoria à prática”. Representando o CGEE, participou José Ricardo Santana. Participou também o coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano Papel e Celulose, Israel Batista Gabriel. O painel também contou com a participação do presidente da Rede Cidadania Ativa, de Capão Bonito (SP), Ary Russo, com Ana Yokosawa, gerente adjunta para colaborações em pesquisa da Fapesp e com Ana Lucia Frezatti Santiago, coordenadora da América Latina da empresa Voconiq. 

Os projetos do CDR Sudoeste Paulista foram apresentados aos empresários. O projeto Núcleo de Turismo foi apresentado pelo professor Fabio Henrique, da FATEC. O projeto Serrapilheira foi apresentado pela professora Yovanna Saavedra , da UFSCAR. O projeto Rede de Agroecologia foi apresentado pelo pesquisador Sebastião Wilson Tivelli, da APTA.

O projeto ILPF foi apresentado por Ana Cláudia Rocha Braga, da FATEC. O projeto Suasa foi apresentado por Naamam Francisco Nogueira Silva e Natan Jesus Pimentel Filho, da UFSCAR .

A especialista Cristina Facchini, do IAC, apresentou o projeto Milhos Especiais e as doutoras Juliana Cortez Barbosa, Maristela Gava e Elen Aparecida Martines Morales, da UNESP, apresentaram o projeto Bambu.

O projeto Biopolimeros foi apresentado pela professora Tamires Nossa, do Instituto Federal e o projeto OUSAR foi apresentado por Gustavo Fonseca, da UFSCAR . O projeto Hotel de Projetos, contou com apresentação do professor Bruno Gianelli, do Instituto Federal de Itapetininga. 

Foi realizada a Rodada de Parcerias, com o diálogo entre coordenadores e apoiadores dos projetos. O encerramento do 4º. Seminário CDR do Sudoeste Paulista foi feito pelo presidente da ADS, Rodney Abud.